Friday, April 2, 2010

Homesick

Esse primeiro mês depois de umas férias bem merecidas no Brasil tem rendido bastante. Na verdade, o tempo no Brasil já me fez refletir muito sobre minha condição aqui na Irlanda. Sandra, minha nova flatmate, me perguntou se eu tive vontade de voltar pra casa quando cheguei aqui. Ela está aqui desde fevereiro, apenas.
E a resposta foi automática:
- Claro que sim! Sempre!
O que eles chamam aqui de homesick é realmente sério pra muita gente. Pra mim, especialmente.
Desde sempre meu pensamento era voltar pro Brasil dentro de um ano e ponto. Acontece que em julho me surgiu a possibilidade de tentar uma vaga de mestrado em Portugal. Daí decidi ficar e ver qual é. Mas, e a saudade?
Acredito que não falei disso ainda aqui, até porque esse blog tem vida própria... ahahahahhaha
Nossa! Quem estava comigo de julho a janeiro, muito obrigada! Agradeço de coração a paciência!! Nunca achei que eu fosse ficar tão 'doente'. Foi no sentido mesmo da palavra homesick. Minha vida era trabalho-casa. Escola não, porque minhas aulas haviam acabado no fim de julho.
Pois foi... sem muito drama, foi difícil resolver ficar mais um tempo aqui na europa. Hoje eu penso que essa foi a escolha que eu fiz. Eu nunca vou saber se foi a melhor escolha, mas foi a que eu quis.
Quando no Brasil, pensei bastante nas relações e nas decisões. Pensei que minhas amizades poderiam continuar amizades, independente da distância. E é uma verdade. Quando a gente cuida daquilo que é nosso, as coisas ficam mais fáceis. Não é apenas dizer 'eu te amo e sou seu amigo', entende? É muito mais que isso. Quem cuida, sabe do que falo.
E Dublin, a cidade que eu tanto bradava aos quatro ventos que não gostava... continua aqui. Na dela. Eu que não quis saber.
Como eu disse a uma amiga... talvez seja uma forma de defesa minha. Não querer me envolver demais pra não ficar difícil na hora de partir.
Acontece que a partida é fato. E a decisão de viver ou não isso aqui é minha. Resolvi viver.
Pela primeira vez em 14 meses de Irlanda, encarei um restaurante. Sim, pessoas... nunca tinha ido a um restaurante em Dublin. Achava desnecessário gastar dinheiro com coisas que eu tinha em casa. Mais uma vez, defesa.
A comida deliciosa, admito! Preciso fazer mais isso.
Mal posso esperar pela real primavera (é, aqui apesar de ser primavera, ainda faz 6 graus) e pelo verão pra ir ao parque caminhar ou pedalar (o/)... fazer pique-niques, gastar tempo conversando bobagens fora de casa, andando pela rua ou sentando num banco de praça.
Agosto... de Deus. eu quero mais é viver!

This is it.

1 viagens...:

Lavinia said...

Parea, que texto lindo!
e viva mesmoooooooooooo!!

xero